sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015


Edição curta, porém especial da sexta-feira 13. 

Notícias, vídeos e afins:

Drowning the Light lança o 13º álbum, "From the Abyss", na madrugada da sexta-feira 13.

1. From Old Mountains to Lost Seas
2. Drink the Blood of the Sun (Varcolaci Awakens)
3. Below the Horizon he Stalks
4. From the Abyss
5. Secrets of the Darkest Spells
6. Cursed Voyage
7. Apparitions in the Distant Woodlands
8. Rise! Under Satans Mighty Horns
9. The Return of Medieval Sorrow
10. Despoiler of the World We Know
11. Sic Itur Ad Astra
12. The Inverted Ascension
13. Sinking into the Void

Velho libera faixa do novo álbum "Decrepitude & Sabedoria", que ainda não tem data de lançamento definida.

Velho - Satã, Apareça!



Alguns sites/blogs tiveram a honra de escutar Scar Sighted, Novo álbum da Leviathan, antecipadamente, e o projeto recebeu críticas positivas em todos eles. Dentre esses sites estão Pitchfork, Steel for Brains e Cvlt Nation. O lançamento oficial será no dia 3 de Março.

Shows:


Marduk Anuncia todas as datas dos shows em terreno tupiniquim. Confira abaixo:

18.04 - São Paulo @ Clash Club
19.04 - Joinville @ Up (Antigo JK Music Stage)
20.04 - São Leopoldo @ Sociedade Orpheu
21.04 - Belo Horizonte @ Stonehenge Rock Bar
23.04 - Rio de Janeiro @ Teatro Odisseia
24.04 - Limeira @ Mirage

Review da Semana


Malnàtt - SwinesongData de Lançamento: 19 de Janeiro de 2015
Links: |Facebook|Metal Archives|Site Oficial|
Capa:


Tracklist:
01. Discordia
02. Min8auro
03. Sleipnir, il progresso
04. Yggdrasill 3-1-9
05. Jormungand, l'euroboro
06. Mjollnir
07. Huginn & Muninn
08. La lancetta di Longino
09. Piramide
10. Teschio
11. L'occhio sinistro di Odino
12. Il sigillo del gastronomicon
13. Terra cava
14. Sol
15. Vota cthulhu

Malnàtt É uma banda italiana de black metal melódico com 15 anos de experiência. Já mudaram de nome 3 vezes desde 1999, sendo eles Kolon, Asgard e finalmente Malnàtt, respectivamente. Seus temas líricos vão desde mitologia, folclore e existencialismo, até poesia e humor negro. Swinesong É o sexto álbum da banda e contém 15 faixas.

"Discordia": Uma faixa bem melancólica e calma, funciona bem como intro, pois dá um tempo para o ouvinte se situar ao invés de cair na escuridão imediatamente.

"Min8auro": É aqui que realmente começa o metal. As melodias da guitarra (Mort) são muito memoráveis, o vocal (Porz) oscila entre um som poderoso e demoníaco, e, como sempre, o baixo (Gumira) é difícil de se escutar, mas esta lá. A bateria competente (Lerd), também tem variações interessantes. Uma boa "primeira" faixa. Sim, as letras são sobre o minotauro, da mitologia grega.

"Sleipnir, il progreso": Com um ritmo menos agressivo do que na faixa anterior, esta contém uma similaridade notável com Min8auro, desde os tons das melodias da guitarra, até o fato de ter uma letra voltada para a mitologia, só que dessa vez nórdica. Sleipnir, O cavalo de oito patas de Odin. Existe um momento na musica no qual a melodia persiste e vozes calmas aparecem, que achei muito interessante. Esse breve momento antecede novamente o caos, e logo após, suavidade, o que certamente prova uma versatilidade da banda.

"Yggdrasill 3-1-9": A primeira faixa na qual o baixo finalmente é dado o devido destaque. Nada tem um volume que sobrepõe o baixo aqui, mas parece mais uma transição entre momentos do que uma música "completa", por assim dizer.

"Jormungand": O começo é 100% black metal, e o tema ajuda muito para a agressividade da faixa. Jormungand É o segundo filho de Loki, e tem a aparência de uma serpente. Seu arqui-inimigo é Thor, filho de Odin. No final, existe a presença de um instrumento, ou até talvez um efeito que não sei se devo tentar descrever, mas que são basicamente vozes ecoadas, em um loop grave, e ela persiste até a próxima faixa, que apropriadamente é chamada "Mjollnir". Ou seja, elas se encaixam não só no som, como também na temática.

"Mjollnir": Este é o nome do martelo de Thor, e apesar de pensar que traria mais "brutalidade", pelo tema, é uma faixa apenas instrumental, também servindo como uma transição entre temas/sons.

"Huggin and Muninn": Mais um tema da mitologia nórdica.  Provavelmente a faixa mais pesada até agora, os vocais contém algumas camadas, e por algum tempo, aquele padrão de black metal foi seguido, com o tremolo da guitarra e a bateria rápida. Todos fizeram os seus devidos papeis bem, o baixo é audível em certas partes, o vocal continua ótimo, o baterista lida bem com a mudança de ritmos, e a guitarra, com boas melodias. Huggin e Munnin São dois corvos na mitologia nórdica responsáveis pela transmissão de informações para Odin, após viagens por Midgard.

"La lancetta di Longino": Nos conta sobre a lenda da lança do destino, usada por Longino para perfurar o corpo de cristo. É uma faixa breve, porém memorável, não só pelas cornetas utilizadas, mas pela sensação de poder que ela transmite. Se encaixa muito bem com o tema.

"Piramide": O vocal aqui é incrível! Não só a voz principal, do grito pouco ríspido, pouco vomitado, mas também as vozes secundárias, e demais, que sussurram no começo, e proferem palavras em tons diferentes. A parte instrumental pouco surpreende, talvez pelo poder que o vocal tem.

"Teschio"
: Não consigo ver onde essa faixa se encaixa no álbum. O som é meio eletrônico, podendo até fazer parte da trilha sonora de algum filme de ação, em alguma cena na qual o personagem corre de outro personagem, mas como isso faz parte dessa obra musical, não faço a menor ideia. Desnecessária.

"L'occhio sinistro di Odino": Outra que nos traz mais da mitologia nórdica, o olho sinistro de Odin (Ele tem apenas um olho funcional). Existem várias interpretações diferentes para com o significado dele ter apenas um olho, mas o consenso é que ele foi trocado por conhecimento. Por isso a frase "Mi basta un occhio per contenere la realtà", apenas um olho é necessário para Odin perceber a realidade, uma tradução bem mais ou menos, mas é praticamente isso. Gostei muito do ritmo dessa faixa, principalmente no começo, pois é reminiscente de um som puro do black metal. O vocal rasgado é deveras apropriado também, assim como os toques que o baixo dá na melodia da guitarra. Uma das mais fortes faixas do álbum, na minha opinião.

"Il Sigillo del Gastronomicon": É outro interlúdio, que por sua vez nos traz sons tribais, grunhidos animais, e barulhos aleatórios esquisitos. Bem melhor do que o último interlúdio que tivemos. Se tivesse sido colocado no lugar de "Teschio", e este, por sua vez, deletado, o álbum teria ainda mais coesão.

"Terra Cava": Porz E Gumira brilham nesta faixa, o vocal pelo tom fantasmagórico que adiciona, e o baixo por simplesmente ter intensidade e ser audível. Inclusive, esse tom fantasmagórico não é só dado pelo vocal, pois o baixo algumas vezes auxilia nesse processo, mas também por outros sons adicionados ao fundo. A bateria é padrão, e as melodias não me dão uma sensação memorável, não como o que a faixa num todo dá.

"Sol": Típica faixa de fim de álbum, porém é a ante-penúltima. Calma, suave, fácil de ouvir. Combina com o tema, sol. Seria mais apropriada no final, como mencionei, é típica para o término de um projeto. Digo isso pois esse ritmo tranquilo permite um encerramento ao projeto, ao contraposto do que uma mais agressiva faria... É possível que seja uma tática para aumentar o "valor de replay".

"Vota Cthulhu": Aqui está aquela boa e velha agressividade! Não só no som, como no tema. Cthuhu É uma entidade divina criada por H.P. Lovecraft, e tem uma fisionomia parte homem, parte dragão e parte polvo. Sua figura não é só conhecida, como também venerada, e isso é transmitido pela música. Na minha opinião, não era a faixa ideal para se terminar "Swinesong", porém, não foi uma má escolha também. VOTA CTHULHU!

Pela criatividade nos temas escolhidos, variedade no som, e por ter sido uma experiência deveras diferente do que os álbuns "comuns" de black metal, dou a este projeto uma nota de:

4/5 Corvos


-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário