segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


Segunda edição do MonthlyMix, separando as mixtapes mais bacanas de Novembro.

Mixtape Nº1
Domo Genesis - Under the Influence 2

Domo Genesis É um rapper americano que faz parte do infame grupo da Odd Future (OFWGKTA). Consistente também nos projetos de seus comparsas, Domo sempre conseguiu realizar boas features, sendo com Freddie Gibbs e Madlib (no álbum Piñata), com Alchemist e Evidence (no álbum Step Brothers) ou com o próprio Earl Sweatshirt, em Doris. A mixtape começa com uma introdução não muito interessante, mas logo ela se torna ótima. Muitos beats são reconhecíveis de outros rappers e/ou tem samples de outras músicas famosas. Um exemplo de um beat usado por outro rapper é a faixa de número 2, "Doms in Vegas", da qual teve o beat retirado de uma música do Pusha T, "Alone in Vegas", da mixtape "Fear of God". Outro exemplo é "Rare Form Doms", que contém o beat retirado da música "Wu-Tang Forever", de Drake. O diferencial deste projeto para com os outros atuais é o ritmo tranquilo. Domo Genesis Mostra a todo momento que consegue rimar muito bem, tem um flow bom e letras decentes, mas o ritmo suave ainda é a coisa mais interessante de "Under the Influence 2". O estilo do rapper não é tão agressivo quanto Tyler, The Creator, nem tão calmo quanto Earl Sweatshirt. Não seria exatamente uma junção dos dois, mas ele dá um bom equilíbrio a Odd Future. Essa é a 4ª mixtape de Domo e uma forte candidata para mixtape do mês.

Música que mais gostei: "X"
Música que menos gostei: "Preamble"

Caso queira escutar antes de baixar:


Mixtape Nº 2
Big Gipp - Mr. Get Down

Apesar de fazer parte de um grupo relativamente famoso (Goodie Mob), Big Gipp é um rapper pouco conhecido. Com apenas um álbum solo (Mutant Mindframe) e um álbum duo (com Ali, formando Ali & Gipp, intitulado Kinfolk) além dos projetos em grupo, Gipp finalmente retorna ao mundo da música com um projeto. A mixtape não tem recebido muitos views e nem downloads, entretanto, é um projeto de qualidade, contendo features interessantes, como 2 Chainz, Snoop Dogg e Trinidad James, além de um verso sample de Notorious B.I.G. da música "Everyday Struggle" e de Bruno Mars, da música "All I Need", sendo essa última a música que menos gostei exatamente por isso, mas enfim. A variedade na mixtape é um dos pontos positivos, contendo faixas no estilo old school, como em "Bricks Down South", com a sample do B.I.G., faixas com temas retardados, como "Damn That Booty Big" e também as voltadas pro r'n'b, como a já mencionada do sample do Bruno Mars, "Sugar, Cocoa & Honey" e "Luv U Better". Certamente toda essa variedade não é pra todo mundo, mas isso prova que Gipp pensou em todos ao produzir "Mr. Get Down". Um videoclipe de "Boxed Up Shawty" foi lançado também, para dar um hype pro projeto. Não é uma forte candidata para mixtape do mês, entretanto, é uma daquelas que é bom ouvir pelo menos uma vez, por introduzir um estilo diferente e também pelo potencial que tem para introduzir você a novos projetos, desde seu álbum solo, até os em conjunto, com a Goodie Mob, caso não conheça.

Música que mais gostei: "Bricks Down South"
Música(s) que menos gostei: "Sugar, Cocoa & Honey"/"Luv U Better"

Mixtape Nº 3
A$AP Ferg - Ferg Forever

A$AP Ferg "surgiu" no cenário trap ano passado, com o álbum "Trap Lord", aclamado pelas críticas de toda parte do mundo. Ele é o segundo membro da A$AP Mob a conseguir sucesso no mundo do rap, sendo o primeiro obviamente A$AP Rocky. Neste projeto, Ferg continua ousado, trazendo features de alto calão, como Twista, Big Sean, SZA, M.I.A. e YG, entretanto, com aquele mesmo estilo e som de seu projeto anterior, salvo algumas mudanças. Essas mudanças vem em forma de refrões cantados em diversas faixas, tais como "Bonnoroo", "Thug Cry", entre outras. São 19 faixas num total, porém, cerca de 1/3 delas não parecem poder fazer parte de um álbum, ou uma mixtape realmente importante. Soam mais como músicas ruins que estavam sobrando no hd e decidiram lançar. O resto é uma mistura de músicas propícias para mixtapes e para álbuns. Exemplos natos de sons que poderiam aparecer em um álbum são "Doe-Active", "Fergsomnia", "NV", etc... Os beats num geral são interessantes, e como sempre, o flow de Ferg continua diversificado. Esses são os pontos mais facilmente colocados como "positivos", pois as letras não contém substância suficiente para serem notáveis, principalmente por ainda perseguirem o estilo trap. Apesar de tudo isso, crédito ao rapper deve ser dado por este ter saído de sua zona de conforto. Além do mais, a minha preferência pessoal me afasta de muitos refrões cantados contidos em "Ferg Forever", coisa que para muita gente pode até ser um avanço na musicalidade de Ferg... Não serve para mixtape do mês pra mim, mas pode servir para muita gente.

Música(s) que mais gostei: "Fergsomnia", "NV", "Ja Rule" e "Real Thing"
Música(s) que menos gostei: "Bonnoroo", "Thug Cry" e  "Now"


Mixtape Nº4

The Lox É um grupo formado por Jadakiss, Styles P e Sheek Louch que se iniciou em 1995 e que já lançou 3 álbuns (incluindo uma compilação), 2 EPs e uma mixtape. Jadakiss Não lança nenhum projeto desde 2012, assim como Sheek, diferente de Styles P, que lança algo com frequência. O trio lançou um EP com 5 faixas e esta mixtape com 11 este ano, tudo para aumentar o "hype" para o futuro álbum intitulado "We Are The Streets 2", que deverá ser lançado em 2015. Num geral, o som dessa mixtape mira para o público apreciador de rap "old school". Muitas faixas inclusive tem uma semelhança com o grande duo "Mobb Deep", um bom exemplo disso é a "Wait For Me", que seria facilmente adaptada para qualquer rapper "gangsta". A seleção de beats é impressionante, pois são coesos, mas feitos por produtores diferentes. O sentimento de "3rd Sermon" que tenho é que é o "álbum antes do álbum", ainda mais se juntar o EP, o que resultaria em 16 faixas qualitativas. A duração também é um ponto positivo, pois contém pouco mais do que 40 minutos, fato que otimiza a sua sessão, e dá maior valor de replay. A única coisa que poderia interferir nesta sendo a melhor mixtape do mês são alguns refrões cantados que não achei dignos, tais como em "Try Me". De qualquer maneira, é um projeto que deve ser escutado para aqueles que se julgam amantes do "verdadeiro hip-hop", ou qualquer baboseira dessas. Servirá muito bem como um calmante para aqueles que mal conseguem esperar pelo álbum.

PS: Os ad-libs de Jadakiss também são sempre muito bem-vindos.
EH-HEEEEEEEEE

Música que mais gostei: "Duffle Bag" e "Wait For Me"
Música que menos gostei: "Product feat. L-Biz"


Mixtape Nº5


Migos É um trio composto por Quavo, Offset e Takeoff que já lançou diversas mixtapes, esta sendo a segunda do ano (a primeira é a No Label 2). A mixtape não traz nada de novo, e pode ser um fardo para muitos escutarem, visto que contém 18 faixas, porém, mesmo com a falta de originalidade, "Rich Nigga Timeline" é um projeto que não visa nada senão criar "bangers", e nisso eles obtiveram êxito. É o típico "rap-retardado" que pode ser escutado no volume máximo em qualquer lugar e para qualquer propósito. Quer competir com o som dos vizinhos? Coloque "Naw FR" no volume máximo. Quer incentivo pra ir pra academia e levantar mais peso que um fisiculturista maníaco? Selecione "Hit Em" no volume máximo em seus fones... Pra cada situação, Migos tem a solução. Algo inusitado que acontece quando você finalmente aceita o hip-hop retardado no seu coração é que o som vicia. Logo, logo, você estará levantando os braços como um genérico rapper de quinta categoria, e achará o período que odiou isso engraçado. Caso já goste do estilo, dificilmente achará algum defeito nesse projeto, tendo em vista que só existe a mesma coisa. Obviamente não é uma candidata para "melhor mixtape do mês", entretanto, não deixa de ser divertido escutar as letras ridículas, o flow interessante que o trio apropriou e os beats pesados. Não chegam a ser tão interessantes como o deus do trap, Gucci Mane, mas consigo ver os caras ficando tão populares quanto ele no decorrer dos anos.

Música(s) que mais gostei: "Nawfside" e "Naw FR"
Música que menos gostei: Ain't Mine


Mixtape Nº6
Inspectah Deck - Cynthia's Son


Inspectah Deck É um rapper e produtor que faz parte da Wu-Tang Clan . É um dos membros menos valorizados do grupo, entretanto, muito talentoso. Deck Não costuma lançar muita música, seu último álbum solo saiu em 2010, entretanto, mais recentemente, ele se envolveu em um projeto deveras interessante chamado "Czarface" (juntamente com 7L & Esoteric), o qual teve um álbum excelente, muito bem recebido pelas críticas e que terá outro álbum lançado em 2015. Talvez essa mixtape seja um aperitivo para isso... De qualquer maneira, é um projeto definitivamente voltado para o público alvo da Wu, tendo aquela mesma preocupação com letras e sentimento geral da música. O "timing" foi muito propício também, pois tanto o álbum da Wu-Tang (A Better Tomorrow) e de Ghostface Killa (36 Seasons) foram lançados esse mês de Dezembro, além da mixtape de Raekwon (We Wanna Thank You) tendo sido lançada em Outubro. Voltando para Deck, essa mixtape foi feita em homenagem a sua falecida mãe, contendo suas músicas favoritas como samples. O próprio rapper disse que não é um projeto revolucionário, e sim, apenas para aqueles que gostam de música soul. Uma prova disso são todos os refrões cantados, espalhados por todas 19 faixas, como por exemplo em "Stages" e "Diamond Life". Algo para se ter em mente enquanto escuta é que diversas faixas foram produzidas pelo próprio Inspectah (exemplos: "2NITE", "The Regular", "Noize", etc) e as que não foram (exemplos: "Watch Me", "Damn", "The Eyes", etc), representam muito bem a temática da mixtape. Fato que deixa o projeto ainda mais interessante. Declaro por fim, que Cynthia's Son é a melhor mixtape do mês de Novembro, contendo um tema bacana, letras boas, samples excelentes, beats de primeira qualidade, e um sentimento geral de um clássico esquecido.

Música(s) que mais gostei: "American Way", "Gone", "Get On Deck",
Música que menos gostei: "Diamond Life"

-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário