segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


Nessa edição: Madvillain, com Madvillainy 2.

Madvillain - Madvillainy 2

Madvillain, o duo constituído por MF DOOM (nas rimas) e Madlib (na produção), contém um dos melhores álbuns de hip-hop de todos os tempos, intitulado "Madvillainy", lançado em 2004 pela Stones Throw Records. Foi o álbum que colocou DOOM no holofote, praticamente. A abordagem de Madvillainy é complexa, pois contém faixas breves, rimas estranhas, muitos samples e nenhum refrão. Muitos aventuram-se a dizer que foi um álbum que quebrou barreiras, e até certo ponto isso é verdade. Como não ficar impressionado com o flow, os beats suaves, e até mesmo o rapper mascarado? É tudo muito distinto do que qualquer outra coisa que você já ouviu e viu. Não há como não querer se aprofundar mais na discografia de Metal Face DOOM após ouvir este projeto. E o legal é que as rimas são memoráveis, tirando toda a necessidade de um refrão. A princípio pode parecer estranho, mas após escutar algumas vezes, é garantido que estará rimando frases geniais junto com o rapper.

"Just remember ALL CAPS when you spell the man name"


Um ano após o lançamento, diversos remixes foram feitos, como os de Four TetKoushik. Não chegaram a passar desapercebidos, porém, não supriram a necessidade de mais música. Quem sabe se tivesse demorado um pouco mais para liberá-los... De qualquer maneira, eram bons remixes, só não tiveram muita notoriedade pelo "timing". Depois, em 2008, veio a vez do próprio Madlib, com o "Madvillainy 2: The Madlib Remixes", que não aguentava mais esperar por um novo álbum, e acabou remixando tudo novamente. Esse "Madvillainy 2" obviamente não é a continuação do primeiro, mas resolveram deixar esse nome, por algum motivo...


Em 2009, entretanto, começa finalmente a tortura de nós, amantes do bom hip-hop. O anúncio veio através da Stones Throw, e dizia que ambos estavam finalmente trabalhando em uma continuação do álbum. Além da notícia, ainda recebemos "Born Like This", outro álbum solo de DOOM. Apesar disso, algo relativo ao anúncio só ocorre em 2010, com uma faixa liberada pela "Adult Swim" intitulada "Papermill"! O single faz parte da coletânea anual da "Adult Swim Singles" do ano de 2010. Finalmente algo novo! Será que estamos perto?

Papermill


Infelizmente nenhuma notícia adicional foi divulgada, e só viemos a ter novas "faixas" um ano após isso, com os previews "Avalanche/Victory Lap", que saíram em uma compilação da Stones Throw. A faixa Avalanche ainda não foi liberada por completo, enquanto Victory Lap se tornou um single de outro álbum que não viu a luz do dia, entre DOOM e Ghostface Killah. Este single inclusive foi remixado, e acabou virando um EP com várias versões diferentes dela. Bom, quem sabe agora teremos o tão esperado Madvillainy 2... certo?

Victory Laps


Novamente não! Ainda no mesmo ano, em uma palestra que DOOM fez pela Red Bull Music Academy (disponível em vídeo, no link anterior, e em áudio, abaixo), o rapper mencionou que Madvillainy 2 estava na verdade finalizado faziam 2 anos! Mas que bela notícia! Ele inclusive nos deu uma nova "data", Janeiro de 2012! Finalmente, após 8 anos desde o primeiro Madvillainy!


DOOM Lecture:


2012: O ano chega e nada... Nada além de mais enrolação se tratando de Madvillain... Apesar disso, dia 20 de Agosto é lançado o álbum "Key to the Kuffs", de JJ DOOM (Jneiro Jarel e MF DOOM). Projeto que supre os fãs do mascarado, mas que mesmo assim ainda deixa um gosto amargo na boca, devido as constantes mentiras.

JJ DOOM - Guv'nor

Setembro, 2012: DOOM é entrevistado pela XXL e pela HipHopDX, chegando a mencionar que o tão esperado álbum estaria sendo lançado ainda naquele ano! A notícia não foi só dada através desses sites, mas também na "BBC Radio 1".

BBC Radio 1 - DOOM


2013: Madlib, em uma entrevista com a revista "FACT", disse que o álbum provavelmente nunca seria lançado, tendo em vista que os beats foram enviados para DOOM anos atrás, e que sua parte já tinha sido feita.

“I handed all the beats to DOOM years ago, but ever since he’s been in Europe, he’s been hard to get a hold of. I feel it probably won’t happen, but you never know. I can’t sit and wait on that. I did my part.”

Entrevista com Madlib

Janeiro, 2014: Entrevista com Madlib, novamente, desta vez para a "Dazed Digital", o produtor diz que DOOM não precisa necessariamente terminar o projeto, que existem cerca de 13 faixas já gravadas, e que não estaria perto de ser finalizado, pois precisa ser uma continuação do último. Com suas próprias palavras:

"I’m about to go see him right after this and figure that out. I’m not forcing him to do it. He doesn’t even have to do it; I just want to know where we are at with it because we recorded like, 10, 13 songs, but out of those we probably only used 4, so I want to see how the recordings are going. It’s not close to finished because it has to be a continuation of the last one. It doesn’t have to be better or worse but it has to be a continuation."


Abril, 2014: Peanut Butter Wolf, Dono da Stones Throw Records, através de seu Instagram, posta uma foto magnífica (que posteriormente seria deletada), que revelaria Madvillainy 2 como "quase pronto". Na foto, Peanut teria recebido um e-mail de DOOM, confirmando que o álbum estaria na fase final, recebendo apenas uns retoques. O e-mail seria depois desmentido pelo próprio postador, que declarou que esta seria uma pegadinha de 1º de Abril atrasada, em uma semana ainda... Bem legal, né?


Setembro, 2014: Uma reunião das duas mentes por trás de Madvillainy, através da revista BONAFIDE, esclarece que existem sim, faixas concluídas, mas que não existe pressa para finalizar o projeto. DOOM Diz que com mais duas ou três faixas tudo estará completo, mas não sabemos até que ponto isso é verdade ou não. O que temos de confirmação é que ambos estão trabalhando no projeto e que faixas já foram feitas, agora a quantidade exata e quantas faltam? Não sabemos. Confira abaixo o trecho:


Transcrito:

BONAFIDE: What’s up with Madvillainy 2?

M: We got some songs (laughs).

D: I mean we got a lot of it done already, part of that’s why we’re meeting up now to discuss some of that. It’s in effect but it’s hard to pinpoint exactly when.

M: Can’t rush with this kind of thing, especially after the first one.

D: It’s the follow up, without over thinking it though, it’s a continuation, ain’t gotta’ be better or worse. Where y’all last left off at, next episode. We got a lot of songs done. Two or three more songs and it’s wrapped up.



Outubro, 2014: DOOM Lança um projeto colaborativo com o rapper novato "Bishop Nehru" intitulado "NehruvianDOOM". Não foi muito bem recebido pelas críticas, por ter MF DOOM apenas produzindo as faixas, e contribuindo com versos em 3 das 9 contidas no álbum... Nos restantes meses de 2014, nenhuma outra informação foi divulgada, nem para com Madvillainy, nem para com projetos futuros. Enfim, 2015 está já aqui, e com ele, as esperanças subiram novamente, pois mesmo que tenhamos mais mentiras, rumores, atrasos e desavenças, Madvillain sempre será um projeto lendário, que afrontou as regras e que continua sendo apreciado até os dias de hoje. 


-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário