domingo, 16 de abril de 2017


Nessa edição: DOOMSTARKS.

Dr Doom (MF DOOM) E Tony Stark (Ghostface Killah) podem ser uma dupla improvável nos quadrinhos, mas não no rap, pois esses dois colossos fizeram os desejos dos fãs virarem realidade. Com alguns singles e um EP, a ideia promissora acabou nunca resultando em um álbum, mas sim, em promessas e mais promessas. Tudo começou em 2005, em uma entrevista. Ghostface Disse que estava trabalhando num projeto com DOOM, assim como seu álbum solo com beats do digníssimo mascarado e outro projeto, e que os três seriam liberados no mesmo ano. Porém, o que ele falou e o que nós realmente iríamos ouvir naquele ano eram duas coisas diferentes. Existiu um single aquele ano, mas mais sobre isso será falado abaixo. Acabamos apenas tendo uma feature além disso:



Diretamente do projeto "The Mouse and The Mask", de DOOM e Danger Mouse, lançado em Outubro de 2005. Essa foi a primeira colaboração direta entre ambos. Anteriormente, MF DOOM Já havia mostrado interesse no trabalho de GFK, que pode ser notado em sua série de álbuns com remixes/beats/versões ao vivo "Special Blends", mais precisamente na edição 1, que é mais conhecida pela versão lançada posteriormente com as edições 1 e 2. Prosseguimos então para o álbum "Fishcale", de Ghostface Killah, lançado em 2006, assim como "More Fish", ambos contendo produção de MF DOOM. Confira abaixo:

Faixas com produção de DOOM (Nºs 6, 15, 16 e 21) - |1 | 2 | 3 | 4 |

Faixas com produção de DOOM (Nºs 3 e 15) - |1 | 2 |

Nada mais ouvimos a respeito dessa colaboração nesses dois anos, até que em 2007 surge uma notícia (Com pouca repercussão, e poucos sites usando-a) que dizia o seguinte: 

"After a long and traditional Hip hop delay, the highly anticipated collaboration between Wu-Tang solo success story, Ghostface Killah and indie hip hop super-villain MF DOOM will finally be released on Lex Records / Nature Sounds in 2007 (Lex ex. USA). Unlike the Doom produced tracks on Ghost’s Fish records just featuring Ghost on vocals, Metal Face DOOM also raps throughout. We all wanted this to come out last year. We’ll all just have to hang in there… don’t worry, it is coming and it’ll destroy everything else. Release date TBC in 2007."

A probabilidade de ser um texto fake é grande, porém, parece muito profissional para ser descartada como possível "evidência". De qualquer maneira, "apenas" dois anos depois, em 2009, teríamos outras colaborações entre os dois. Primeiramente na trilha sonora de Grand Theft Auto: Chinatown Wars.



Depois, no álbum "Born Like This", de DOOM, na música Angelz,  que já havia sido liberada antes através de um álbum compilatório da gravadora Nature Sounds, intitulado "Natural Selection". Recebeu pouca atenção pois álbuns de gravadora geralmente não atraem muito público.


Nesse mesmo ano tivemos outra entrevista na qual Ghostface colocava a "culpa" da demora em DOOM, dizendo que já tinha feito toda sua parte e que estava esperando seu compatriota fazer a parte dele. Só tivemos novas informações em 2011, em formato de single. Victory Laps:



Single que viraria um EP com diferentes versões da música. Nesse mesmo ano, Ghostface outra vez mencionou que a demora para o álbum sair era total de DOOM. Anos e anos sem nada senão mais enrolação, até que em 2015, com o projeto anual "Adult Swim Singles" daquele ano, concebido pelo canal Adult Swim, tivemos uma música da DOOMSTARKS, "Lively Hood":



Esse single traria esperanças para o projeto. Nos seguintes anos, tivemos muitas promessas. Datas confirmadas para 2015 e 2016, mas ambos os anos provaram ser apenas mais mentiras. Chegamos então em 2017, o ano do desconhecido. DOOM Como de costume não dá entrevistas, não aparece e não lança um álbum, e Ghostface não deu nenhuma entrevista mencionando o projeto. Seria o silêncio a melhor indicação de que em breve o sonho se tornará realidade? Só nos resta esperar.

Confira abaixo a playlist desse post na ordem cronológica:



-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário