terça-feira, 4 de abril de 2017



Wu-Tang Clan, Talvez o grupo mais importante de rap de todos os tempos, talvez o melhor de todos os tempos, repleto de projetos medíocres, mas com membros muito talentosos que ano a ano provam que são rappers completos e complexos. Vejamos o que eles pretendem fazer ou fizeram nesse ano de 2017:

Method Man

Method Man, Parte rapper, parte ator, tem dois projetos engatados possivelmente para 2017, sendo eles Crystal Meth e Blackout 3, este que conta com a participação de Redman. Crystal Meth É esperado desde 2013, quando foi anunciado. Na época, o próprio rapper disse que estava trabalhando lentamente no projeto, mas mesmo assim, a expectativa foi plantada nos fãs. Em 2014, tivemos um "update" sobre Crystal Meth, no qual Method Man disse que a "culpa" é de RZA, que ele precisa dele para o album.


Desde então, não tivemos mais notícias, mas espera-se que este seja o ano da metanfetamina. Sobre Blackout 3, que foi anunciado em 2014, temos mais esperança, pois o último update foi feito ano passado. Redman disse que o filme "How High 2" não deveria sair até pelo menos 2017, e que o album serviria como trilha sonora. De qualquer maneira, o jeito é aguardar. Nenhuma data foi confirmada até o dia de hoje.

Ghostface Killah

Primeiramente, DOOMSTARKS, album que já foi discutido no artigo "Álbuns que nunca viram a luz do dia". Anunciado muito tempo atrás, mas nunca completo, com delays e mais delays, esse é um daqueles projetos que ninguém mais acredita que um dia irá sair. Talvez por ser junto com MF DOOM, as preguiças tenham se alinhado. A expectativa é que 2017 seja o ano, mas todo ano a expectativa é a mesma e nada acontece. Pulamos então para Supreme Clientele 2, ou "Supreme Clientele Presents... Blue & Cream: The Wally Era", a continuação de seu aclamado álbum Supreme Clientele. Anunciado em 2013, esse projeto era pra ser liberado naquele mesmo ano, assim como DOOMSTARKS, mas nenhum dos dois aconteceu. Muitos updates foram providenciados, Ghostface disse que o album estava há 4 anos praticamente completo em 2015, mas com as promessas vieram as decepções. Como se não bastasse, ainda existe um terceiro álbum que parece estar em progresso, este com a participação de dois monstros do rap, Tragedy Khadafi e Killah Priest., intitulado "The Power Of Attraction". Apesar de tudo isso, Ghostface Killah tem sido consistente, lançando 7 álbuns desde 2010. Se nenhum dos 3 mencionados forem lançados, pelo menos sabemos que alguma coisa provavelmente sairá.

Raekwon

O chefe já liberou seu prato principal para 2017, intitulado "The Wild", álbum sólido com aquele bom e velho som, mas que arrisca em alguns singles, trazendo features esquisitas, tais como G-Eazy, C-Lo Green e Lil Wayne. Provavelmente não será o candidato para álbum do ano, mas funcionou bem e para os fãs proverá bom valor de replay. Ouça abaixo:



GZA

GZA Sempre foi considerado por muitos o mais "lírico" dos membros da Wu-Tang. Seu álbum mais aclamado foi "Liquid Swords", e até hoje, as pessoas aguardam uma continuação. Porém, o álbum que está previsto pra sair algum dia é "Dark Matter", inspirado fortemente pela astronomia, e anunciado em 2012, o projeto deveria ter saído em 2015, mas não se sabe o que ocorreu. Entretanto, existem dois singles que saíram que servem como preview para Dark Matter, sendo eles:

The Mexican feat. Tom Morello e K.I.D.


Single que foi promovido no programa do Jimmy Fallon, mas que não fará parte da obra final. E também temos "The Spark", que ao que tudo indica, fará parte do projeto:



Inspectah Deck

Inspectah Anda ocupado com o projeto Czarface, grupo que conta com a participação também de 7L e Esoteric. Eles tem lançado projetos consistentemente. Desde 2013 já foram 3 álbuns, e o quarto está previsto para sair esse ano, intitulado "First Weapon Drawn", com data prevista para o dia 22 de Abril. Czarface Traz uma temática de quadrinhos para seus álbuns, similar a MF DOOM e Ghostface Killah, e este álbum não será diferente, inclusive contendo um quadrinho para acompanhar. 


Essa junção de rap com quadrinhos vem se consolidando cada vez mais graças a Marvel, que anda fazendo capas variáveis de seus comic books baseados em capas de álbuns de rap. A parceria Marvel/Rap não para por aí, pois a empresa tem uma série de vídeos de recapitulação dos quadrinhos, e com o Pantera Negra, o tema utilizado provém da Czarface. Confira:



Inspectah Deck ainda tem outros projetos na manga, como "Uncontrolled Substance 2", uma continuação ao seu debut, um álbum de instrumentais chamado "The Bodyrock Volume 1" e um projeto com o produtor Agallah, porém, nenhum desses tem informações concretas ou singles.

U-God

U-God Nunca foi um dos membros mais conhecidos da Wu-Tang, e também nunca lançou muita música fora do grupo. Sua discografia consiste em 4 álbuns, sendo "The Keynote Speaker" o mais recente, lançado em 2013. Recentemente, o rapper processou a Wu-Tang pois aparentemente ele não tem recebido nada do grupo nos últimos anos. U-God anunciou seu próximo álbum, "Venom" em 2016, e desde então não se pronunciou mais em nenhum lugar. Ouça o single abaixo:



Masta Killa

Eis aqui outro membro da Wu-Tang que muitos ignoram. Talvez por sua discografia minúscula, apenas 3 álbuns. Talvez pelo ano no qual esses projetos foram lançados, o primeiro em 2004, segundo em 2006 e terceiro somente em 2012. Masta Killa Tem o projeto "Loyalty is Royalty" a caminho, e inclusive já liberou um single, com feature de Method Man e Redman. Ouça abaixo:



RZA

O último da lista, mas com toda certeza não o menos importante, RZA, o "mestre" por trás de tudo que tem a ver com Wu-Tang, produtor, diretor, ator, rapper... Ele parece muito mais interessado no mundo cinematográfico do que no mundo da música, apesar de ter lançado um projeto ano passado com Paul Bankz. A dupla chama "Banks e Steelz" e o álbum "Anything But Words". Confira uma música do álbum abaixo:



Este ano um single foi lançado com a participação de RZA da dupla eletrônica Parisi. A música é um "ataque" direto a política de imigrantes de Donald Trump. Ouça abaixo:



Apesar do single, não existem notícias sobre um possível projeto de RZA a caminho. Só nos resta esperar pra ver. Ou no caso, ouvir. Sobre sua carreira em Hollywood, ele anda bem ocupado com alguns projetos. Tanto como escritor, como diretor e até provedor de trilha sonora. Confira em sua página do IMDb caso tenha interesse.

Wu-Tang Clan

O grupo lançou seu último álbum "Once Upon a Time in Shaolin" de uma maneira absurda: Apenas uma cópia pra quem pagar mais. E os direitos autorais durarão por 88 anos. Como se não bastasse isso, um tremendo de um imbecil chamado Martin Shkreli adquiriu o álbum por 2 milhões de dólares. Algumas partes do álbum podem ser ouvidas, pois o riquinho fez algumas livesterams nas quais tocava pequenos pedaços do dito cujo. Porém, aparentemente, ele não pode liberar o conteúdo total até que esses 88 anos acabem, mesmo tendo prometido fazer isso caso Trump fosse eleito. De qualquer maneira, existem hackers aí pelo mundo e quem sabe alguma alma caridosa consiga liberar o último álbum da Wu-Tang pro mundo, e quem sabe este ano, por favor, obrigado. 

-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário