quinta-feira, 27 de abril de 2017


Captain Murphy Surgiu inesperadamente, com um som revigorante e um alter ego interessante. Vejamos como tudo ocorreu:

23 de Julho de 2012, um single surge para o projeto Adult Swim Singles daquele ano. O single continha a produção de Flying Lotus e a participação de Earl Sweatshirt e Captain Murphy.


Especulações começaram sobre quem seria o misterioso Captain Murphy. Os rumores apontavam para Tyler, The Creator, visto que a voz era "similar", e ainda por cima a música tinha Earl, seu amigo da Odd Future. O próprio Sweatshirt também foi cogitado, e assim o mito foi sendo criado. Nos seguintes meses, o "rapper" foi então liberando algumas músicas, e agora ficava claro que um projeto um dia veria a luz do dia. 



Sobre sua persona, estava também claro que nunca saberíamos a pessoa por trás da máscara. Na música "The Killing Joke", que é uma referência ao quadrinho de mesmo nome, feito por Alan Moore, ele diz:

"I'm the nigga kids admire, labels trying to sign me
Speculating my identity, good luck you'll never find me"


Isso, juntamente com o anúncio de seu álbum/mixtape, "Duality", trazia um mistério ainda maior sobre o artista. Outro ponto interessante é a similaridade com MF DOOM, não só pelo alter ego, mas também pelo uso de temas vilanescos e oriundos de quadrinhos, como a própria mencionada acima, e o uso de muitos samples. A cada single tínhamos uma visão melhor de que esse projeto seria memorável, com um conceito e significado por trás. Nota importante para nós brasileiros: sample de Os Mutantes. E então, em Novembro, o álbum saiu.



Cerca de duas semanas depois, recebemos a versão deluxe do projeto, contendo os instrumentais e faixas bonus. Sobre "Duality", foi realmente um álbum conceitual, tendo como tema central cultos, tais como de Charles Manson, mas também contém faixas que não se encaixam no tema. O conceito fica mais forte ainda quando se observa que cada música tem uma arte diferente provida pelo artista lilfuchs.

No dia do lançamento dessa versão deluxe, Captain Murphy fez seu primeiro show, e no final dele, mostrou sua verdadeira face para o público. Finalmente sabíamos quem era o responsável por trás desse projeto maravilhoso, ninguém mais, ninguém menos que o também maravilhoso produtor Flying Lotus. 2013 Chega, e com ele, uma promessa: FlyLo já estava produzindo o novo álbum de seu alter ego, e o nome do álbum seria "V". Em Agosto desse mesmo ano, no projeto Adult Swim Singles 2013, sai a música "Between Villains" com a participação de Viktor Vaughn, um dos alter egos de MF DOOM, Earl Sweatshirt e Thundercat.



Em Setembro do mesmo ano sai outra música, Evil Grin, através do jogo Grand Theft Auto V em uma das rádios dentro do jogo intitulada "FlyLo FM". 2014, Só tivemos outro update através de outro Adult Swim Singles. O single da vez foi "Cosplay".



Tivemos notícia então de que o álbum não teria saído por culpa de Kendrick Lamar, que teria pego os beats de FlyLo e não teria avisado se realmente os usaria. Depois esclareceu dizendo que não era realmente um problema. Muito se foi dito por Flying Lotus a respeito do álbum "V" ao longo dos anos, incluindo em 2015, o qual não teve um novo single de Murphy. A notícia era de que 2016 seria o ano, finalmente. Porém, o álbum não aconteceu, e não temos notícias sobre a razão por trás disso. Em Outubro de 2016, entretanto, tivemos um novo single, novamente através do Adult Swim Singles daquele respectivo ano.



Essa colaboração entre Captain Murphy e Adult Swim é muito interessante, visto que o nome é provavelmente uma referência a animação "Sealab 2021", produzida pelo canal, e que contém um personagem de mesmo nome. A parceria não acaba por aí. O canal fez um curta contendo uma breve história sobre o nascimento de Captain Murphy.



Resumindo tudo, Captain Murphy foi de apenas um desconhecido fazendo uma participação nos álbuns anuais da Adult Swim, para ter sua música dentro de um dos jogos mais famosos de todos os tempos, assim como o apoio total de um canal importante, e a associação ao seu já famoso criador, Flying Lotus, este que por sua vez fez colaborações com Kendrick Lamar e aspira criar um filme. Por enquanto, nada mais sabemos sobre os projetos futuros tanto de Murphy, quanto de FlyLo. Nos resta esperar até o Adult Swim Singles de 2017, quem sabe não surge algo novo...

-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário