sexta-feira, 3 de outubro de 2014


Bishop Nehru Junta forças com MF DOOM e lança NehruvianDOOM, um projeto que tem a premissa de servir tanto para os fãs de um rapper, quanto o outro. Confira a review.

Resumo/Introdução:
Bishop Nehru É um rapper de 18 anos que já conseguiu o que muitos nunca conseguiram; Um projeto com MF DOOM. Apesar de não conter muitas rimas do excêntrico mascarado, os beats são todos dele. Alguns foram reciclados da sua série de álbuns instrumentais conhecidos como Special Herbs, mas, uma série de beats novinhos são aqui apresentados.

Tracklist:
1 - Intro
2 - OM
3 - Mean the Most
4 - So Alone
5 - Coming For You
6 - Darkness (HBU)
7 - Caskets
8 - Great Things
9 - Disastrous


Track-by-Track:


"First Day of Class" - Um título inteligente para a primeira faixa de um CD. A sua experiência está começando agora, assim como a de um estudante em seu primeiro dia de aula. A faixa consiste em samples em cima de um beat bem tranquilo. Início muito bom.

"OM" - Primeiro single do álbum, e primeira aparição de DOOM, que é responsável pelo refrão. Essa é aquela famosa música sobre "nada" que é muito agradável de se ouvir. Apesar dos samples referindo ao mantra, meditação e tudo mais, as letras não são relacionadas com este tema. Mesmo assim é uma ótima faixa, principalmente por ambos os rappers estarem aqui presentes.

"Mean the Most" - O instrumental, apesar de repetir bastante, tem um som clássico que parece ter saído de um filme da década de 50. As letras românticas são bem genéricas entretanto... O refrão também é bem fraco. Essa é aquela famosa faixa que poderia ter sido tirada do álbum e ninguém sentiria falta dela. Apesar de não ser algo que me deixe entediado ouvindo, acho que poderiam ter feito algo melhor.



"So Alone" - Com um beat bem suave, versos até que decentes e um refrão desnecessário. Muitos rappers ás vezes se aventuram no mundo dos cantores e acabam fazendo porcaria. Este é um belo exemplo disso. "I'm so, so alone, so alone" É repetido diversas vezes, fora do tom, tornando essa uma das piores músicas do projeto. Não que seja uma música completamente ruim, Nehru está com o flow em dia e como já disse, os versos não são ruins, mas esse refrão é bem ruim mesmo. O instrumental rouba a cena também.

"Coming For You" - A faixa acende novamente essa sensação que tive quando ouvi "OM", de que mais músicas legais estão a caminho. O beat hipnótico é muito interessante e as rimas de Nehru são bacanas, fazendo dessa uma das faixas mais notórias.

"Darkness (HBU)" - Um dos destaques em questão de letras, tendo versos memoráveis por Nehru, como por exemplo "The next step is a rope as necklace", se referindo ao sentimento que todo ser humano tem de depressão e, também ironizando sobre a utilidade das correntes que os rappers usam e também "Moving thick bricks, is not the only way to get rich/You, gotta learn to think or you'll fail then/ There goes another statistic dead or in jail/Let's prevail", que seria uma crítica ao tipo de hip-hop que glorifica o tráfico de drogas, que por sinal está muito famoso atualmente. O som é legal, mas a graça de "Darkness" está nas letras. O beat também não é particularmente empolgante, mas faz o seu trabalho.



"Caskets" - Pra mim, esta é a faixa que melhor mostra o que os dois rappers tem de melhor. O estilo é clássico de DOOM e, Bishop Nehru se encaixa muito bem aqui. Ambos parecem confortáveis com o beat, soltam vários versos criativos e se complementam muito bem. E claro, a ausência de um refrão ajuda ainda mais para a presença de MF DOOM, que é conhecido por raramente usá-los.



"Great Things" - As letras aqui mostram a ambição de Nehru, de reviver o "boom-bap", reinstalar a era dourada do hip-hop. DOOM Também nos providencia um verso legal. Outra faixa que mostra como o projeto todo deveria ter sido, com mais dos dois rappers juntos e menos de Nehru sozinho.

"Disastrous" - O beat é bem intrigante, contendo samples que parecem ter vindo de alguma música de MPB, mas, os rappers não parecem tão confortáveis assim aqui. A faixa soa preguiçosa e os versos parecem sem criatividade. Não foi uma escolha sábia terminar "NehruvianDOOM" com isso.



Conclusão:
NehruvianDOOM É um projeto experimental, tanto para DOOM, que dessa vez assumiu a produção e soltou versos aqui e acolá, como para Bishop Nehru, o novato que ainda está encontrando o seu som. Acredito que o marketing de que esse seria um álbum totalmente colaborativo fez muitas pessoas odiarem o som quando finalmente ouviram. Creio que se MF DOOM tivesse colocado mais a mão no projeto, teríamos ouvido algo mais excêntrico, mas, Nehru parece sim ser uma "estrela em ascensão" com um futuro brilhante, apesar de não ter mostrado seu verdadeiro potencial em algumas faixas. Um projeto legal de ser escutado, mas que prometia muito mais.

Nota:
5,0

-Henry De Luca

0 comentários:

Postar um comentário